Robledo Melo
Robledo Melo foi diagnosticado com a Covid-19 e deu entrada no Hospital Santa Luzia apresentando um quadro grave da doença. Chegou a ter mais de 90% do pulmão comprometido, com uma saturação entre 80 e 85. Ficou internado na UTI, mas não chegou a ser entubado.
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. De acordo com informações do médico Dr. Fabrício, responsável pelo atendimento, Robledo recebeu tratamentos inovadores e respondeu muito bem à tudo que foi proposto: “O paciente sempre se manteve tranquilo e muito calmo. Nós conseguimos estabilizar o quadro grave que ele apresentava ao chegar aqui no Hospital Santa Luzia e depois seguimos com o tratamento para combater a doença”.
Foram cerca de 12 dias internados até receber alta. Robledo conta que a fé e o seu filho foram os pontos principais para ele se manter calmo e acreditando na cura: “eu soube que amigos e familiares fizeram uma corrente de oração para mim. E nos momentos mais difíceis, onde faltavam forças para fazer os exercícios de respiração, eu lembrava do rosto do meu filho, e isso recarregava minhas energias e me ajudar a ter forças para continuar o tratamento. Hoje eu tenho certeza que minha cura foi um milagre e eu agradeço a todos que me ajudaram”.
De acordo o Ministério da Saúde, com as evidências mais atuais, o SARS-CoV-2, da mesma forma que outros vírus respiratórios, é transmitido principalmente por três modos: contato, gotículas ou por aerossol.
A transmissão por contato é a transmissão da infecção por meio do contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, durante um aperto de mão seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), ou com objetos e superfícies contaminados (fômites).
A transmissão por gotículas é a transmissão da infecção por meio da exposição a gotículas respiratórias expelidas, contendo vírus, por uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra, principalmente quando ela se encontra a menos de 1 metro de distância da outra.
A transmissão por aerossol é a transmissão da infecção por meio de gotículas respiratórias menores (aerossóis) contendo vírus e que podem permanecer suspensas no ar, serem levadas por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos (geralmente horas).
A epidemiologia do SARS-CoV-2 indica que a maioria das infecções se espalha por contato próximo (menos de 1 metro), principalmente por meio de gotículas respiratórias. Não há evidência de transmissão eficiente para pessoas em distâncias maiores ou que entram em um espaço horas depois que uma pessoa infectada esteve lá.
HOSPITAL SANTA LUZIA
Assessoria de Comunicação | SB Comunicações
Viviane Sena | (61) 99822-0233